Fibra

Blog de nutricaosaude :Nutrição e Saúde, Fibra

Definição:

 

Fibra Alimentar (FA): Carboidrato (CHO) indigeríveis que são intrínsicos e estão intactos nas plantas.

Fibra Funcional: CHO indigeríveis isolados que têm efeitos fisiologicos benéficos em humanos.

Fibra Total: Somatório das frações de FA e fibra funcional. (National Academy of Sciences, 2002)

Fibra é qualquer material comestível de origem vegetal que não seja hidrolizado( quebrado) pelas enzimas endógenas do tubo digestivo humano. Esta é a mais usada, porque inclui todas as outras (ANVISA)


 

Recomendação:

 

35 gramas / dia 

 


Classificação

 

AS fibras são classificadas de acordo com solubilidade em lignina, polissacarideos não amilácios(Solúveis e insoluvéis) e substâncias especiais semelhantes as fibras.

As fibras soluveis são são hemocelulose A, pectina, gomas, mucilagens, inulina, frutooligossacarídeos(FOS), amido resistente, açucares não absorvidos, b - glucana.

AS fibras insoluvéis são as ligninas, celulose, hemocelulose B.


 

Fibras Soluvéis

 

As fibras soluvéis são aquelas que interagem com água. Sua principal ação é a formação de gel no intestino, ou seja, absorvem e retém água, amolecendo o bolo fecal, favorecendo a evacuação.

Elas também absorvem glicose e lipidio no intestino delgado e têm fácil fermentação atravéz das bactérias do cólon(intestino grosso).


 

Pectina

 

A pectina é usada como expessante, conservante e na formação de geis ( gelatina).

 

 Fonte: farelo de aveia, soja, lentilha, ervilha, cenoura, frutas citricas

A laranja deve ser consumida com o albela(bagaço)


 

Hemocelulose

 

Hemocelulose A

 

Ela pode ser hidrolisada em ácidos e bases

 

Fonte: Farelo e germe de trigo, milho verde, abobora, beterraba, mandioca, amendoim, aveia e cevada.


 

B-Glucana

 

Tem efeito hipercolesterolemico ( Diminui a absorção de lipidios, altera o metabolismo e secreção de sais biliares, mudanças nos hormonios gastroentestinais), diminui a absorção de glicose e protege o colon.

 

Fonte: aveia


 

Gomas e Mucilagens

 

São usadas pela industria alimentícia. Elas são formas de hemocelulose.

 


 

Fibras Insoluvéis

Ela tem fermentação lenta e incompleta, influênciando o habito intestinal. È insoluvél em água.

Sua principal ação é o pereistaltismo do intestino através da distenção deste orgão que libera estimulos neurológicos de contração.

 


 

Celulose

 

È usada para aumentar o bolo fecal, porque absorve e retém liquidos.

 

Fonte: casca de frutas, farelo de trigo, feijão, soja, ervilha, milho, verduras e amendoim.

 


 

Lignina

È extremanente resistente a degradação química e enzimatica.

 

Fonte: farelo de trigo, cerais matinais e pães integrais.

 


 

Substâncias Semelhantes as Fibras

 

CHo que escapam da digestão, mas são fermentadas no colón(intestino grosso).

 


 

Inulina

São cadeias de 2 a 60 unidades de frutose que são processadas para produzir oligofrutose.

 


 

FOS

 

São Cadeias de 2 a 9 unidades de frutose ligadas a 1 unidade de glicose terminal na maioria das vezes.

O FOS aumenta absorção de minerais, diminui TAG (triacilglicerol) do sangue e diminui a incidência de câncer.


 

Estas substâncias têm efeito prébiotico, ou seja, afeta beneficamente o hospedeiro por estimular seletivamente o crescimento e /ou atividade das bactérias do colon( bifidobactérias e bactérias ácido-lacticas)

Aumenta absorção de calcio, magnesio e isoflavonas

Diminui crescimento de patogênos e colesterol

 


 

Efeitos Fisiológicos Benéfico das Fibras

 

Fibra Insolúvel

  • Reduz a constipação
  • Aumenta o desenvolvimento da mucosa do íleo e cólon
  • aumenta a proteção contra infecções

 


 

Fibra Solúvel

 

  • Retarda o esvaziamento gástrico e o transito intestinal
  • Modula a motilidade intestinal
  • Aumenta massa, volume e maciez das fezes
  • Diminui diarreia
  • Aumenta o desenvolvimento da mucosa do íleo e cólon
  • aumenta energia para mucosa intestinal
  • Diminui PH cólon
  • Aumenta a proteção contra infecções
  • Aumenta a tolerancia a glicose
  • Diminui colesterol total e LDL

 


 

Inulina e Fos

 

  • Promove microbiota intestinal saudável
  • Diminui ph cólon
  • Aumenta a proteção contra infecções
  • Diminui Diarreia e constipação
  • Diminui a glicose e perfil lipidico

 

Alegação:

As fibras alimentares auxilian o funcionamneto do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma aliementação eequilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Para que as fibras atuem em nosso favor é necessário tomar ao menos 2 litros de água diarios. A água é muito importante para o funcionamento do nosso organismo.

Fonte: Anvisa

 

 

Rosa Macedo

Nutricionista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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segunda 31 maio 2010 00:00



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